23 de set. de 2009


É importante, sempre, saber quando termina uma etapa da vida. Se você insiste em permanecer nela, além do tempo necessário, perderá a alegria e o sentido de tudo o mais. Encerrando ciclos, fechando portas, ou encerrando capítulos, como queira chamar, o importante é poder encerrá-los, deixando ir momentos da vida que se concluíram.

Você pode passar muito tempo de seu presente remoendo os porquês, tentando devolver a cacetada que levou, ou mesmo procurando entender por que aconteceu tal fato em sua vida. O desgaste vai ser infinito, pois, na vida, você, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos temos de ir encerrando capítulos, virando a página, concluindo etapas ou momentos da vida e seguir adiante.

Não podemos estar no presente com saudades do passado. Nem sequer perguntando-nos por quê? O que passou, passou, e temos que soltar, desprender, não ficar presos ao que passou. Não podemos ser crianças eternas, nem adolescentes tardios, nem empregados de empresas que já não existem, nem ter vínculos com quem não quer estar vinculado a nós. Não! Os fatos passam e temos que deixá-los ir!

Por isso, às vezes é importante destruir recordações, livrar-se de presentes, mudar de casa, rasgar papéis velhos, desfazer-se de livros ou de objetos que são desnecessários. As mudanças externas podem simbolizar processos interiores de superação. Deixar ir, soltar, desprender-se.

Na vida ninguém joga com cartas marcadas, e temos que aprender a perder e a ganhar. Temos que deixar ir, virar a página, viver só o presente. O passado já passou.

Não espere que lhe devolvam o passado, não espere reconhecimentos, não espere que em algum momento se dê conta de quem é você. Solte o ressentimento. Ligar seu televisor pessoal para retornar ao assunto só vai causar-lhe dano mental, envenená-lo, amargurá-lo. Apesar de o tempo não ser linear, a vida está para frente, nunca para trás.

O que passou deve servir apenas para que continuemos a viver com mais sabedoria. Se você anda pela vida deixando portas abertas, nunca poderá desprender-se nem viver o hoje com satisfação.

Noivados ou amizades que não se fecham, possibilidades de regressar para quê? Necessidade de esclarecimentos, palavras que não se disseram, silêncios que o invadiram: se puder enfrentá-los já e agora, faça-o! Se não, deixe-os ir, encerre os capítulos. Diga a você mesmo que não, que não deve voltar. Mas não por orgulho, nem por soberba, mas porque você já não se encaixa aí, nesse lugar, nesse coração, nessa habitação, nessa morada, nesse escritório ou nessa profissão. Sua freqüência agora é outra.

Você já não é o mesmo que foi há dois dias, há três meses, há um ano. Portanto, não há porque voltar. Feche a porta, vire a página, encerre o ciclo. Nem você será o mesmo, nem as circunstâncias seriam as mesmas, porque na vida nada se mantém quieto, nada é estático.

É saudável mentalmente ter amor por você mesmo, desprender-se do que já não está em sua vida. Recorde-se de que nada, nem ninguém, é indispensável.

Nenhuma pessoa, nem um lugar, nem um trabalho, nada é vital para viver, porque quando viemos a este mundo chegamos sem qualquer adesivo ou etiqueta. Portanto, é apenas costume viver apegado a um adesivo ou etiqueta.

E é um trabalho pessoal aprender a viver livre, sem o adesivo ou etiqueta humano ou físico que hoje dói, deixar ir.

Mas encerre, feche, limpe, jogue fora, oxigene, desprenda-se, sacuda, solte. Existem muitas palavras que significam saúde mental, e qualquer que seja a que você escolha o ajudará definitivamente a seguir adiante com tranqüilidade.

Esta é a vida.

A felicidade é a conquista do sucesso interior. Sentir-se realizado, feliz, amado e próspero é uma ambição natural de todos nós. Todavia, só conseguiremos chegar ao topo, se tivermos o otimismo audacioso de confiar nos poderes do invisível. Sob proteção do amor do Universo, seguirmos para frente sem medo de viver.

(Autoria: Zibia Gasparetto)

8 comentários:

  1. Voce é Simone dos Anjos mesmo!Sempre as palavras que cabem direitinho no meu coração tem que vir de suas mãos!
    Obrigada Querida !
    Voce mora longe mas te sinto bem pertinho!
    Que Deus te ilumine sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto. Obrigado por linkar nosso banner Simone.

    Beijão.

    Mateus

    ResponderExcluir
  3. Olá mamãe de Amanda,
    Que bom que essas palavras chegaram em seu coração.
    Beijos na Alma,

    ResponderExcluir
  4. Oi Mateus,
    Você é da casa (Blog), além de coleguinha de profissão. Sempre muito querido e bem-vindo aqui, e divulgar o banner d'Ocappuccino é um orgulho para mim, pois vocês fazem um trabalho de qualidade e responsabilidade.
    Beijos na Alma,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia minha Querida.
    Obrigada pelo elogio eu fiquei muito feliz.
    Gostei muito do seu cantinho sempre estárei te seguindo.
    Muitos beijinhoss!

    ResponderExcluir
  6. Se você não fecha os ciclos, se não vira as páginas, não dá espaço para as coisas novas entrarem.
    Belo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele,
    por isso não vou fazer tal e qual o avozinho infeliz: Em vão,por toda parte,os óculos procura
    Tendo-os na ponta do nariz! E eu aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu. Obrigado por serem meus amigos.
    Um bom final de semana para voce.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. Olá Dona Doçura, Maria José e Principe Encantado,
    Obrigada pelo carinho e visita de vocês.
    Beijos,

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos