13 de nov. de 2010

Cremação no Espiritismo

Há algum tempo passou no Fantástico um trecho do documentário da BBC sobre biologia humana. Diz lá que quando a pessoa morre, o cérebro demora até 32 horas para “apagar” seus últimos neurônios. Já as células da pele ainda se dividem por 24 horas. Será que é nisso que se baseia o costume espírita de esperar 72 horas antes de cremar o corpo?

Emmanuel, no livro O Consolador, psicografado por Chico Xavier, quando lhe perguntaram se o espírito desencarnado pode sofrer com a cremação dos elementos cadavéricos, a resposta é a seguinte:

“Na cremação, faz-se mister exercer a caridade com os cadáveres, procrastinando por mais horas o ato de destruição das vísceras materiais, pois, de certo modo, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o espírito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o tônus vital, nas primeiras horas seguintes ao desenlace, em vista dos fluídos orgânicos que ainda solicitam a alma para as sensações da existência material”.


Chico Xavier, ao ser indagado no Programa Pinga Fogo quanto à cremação de corpos que seria implantada no Brasil respondeu:

“Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legitima para todos aqueles que a desejam, desde que haja um período de, pelo menos, 72 horas de expectação para a ocorrência em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito de despojos humanos em ambiente frio.”

Richard Simonetti, em seu trabalho “Quem tem medo da morte” (Gráfica S. João, Bauru – SP), registra que “nos fornos crematórios de São Paulo, espera-se o prazo legal de 24 horas, inobstante o regulamento permitir que o cadáver permaneça na câmara frigorífica pelo tempo que a família desejar”, observando que os “espíritas costumam pedir três dias”, mas, "há quem peça sete”.

Diz-se que, com o desencarne, os laços que unem o corpo físico com o perispírito se desfazem lentamente, a começar pelas extremidades e terminando nos órgãos principais, cérebro e coração. Assim, o desligamento total somente ocorre com o rompimento definitivo do último cordão fluídico que ainda liga ao corpo. Afirmam ainda que se o espírito estiver ligado ao corpo não sofrerá dores, porque o cadáver não transmite sensações ao espírito, mas transmite impressões extremamente desagradáveis, além do trauma decorrente do desligamento violento.

Kardec, na questão 164 de O Livro dos Espíritos, faz a seguinte indagação:

_ “Todos os Espíritos experimentam, num mesmo grau e pelo mesmo tempo, a perturbação que se segue à separação da alma e do corpo?”

E a resposta é a seguinte:

_ “Não, pois isso depende da sua elevação. Aquele que já está depurado se reconhece quase que imediatamente, porque se desprendeu da matéria durante a vida corpórea, enquanto o homem carnal, cuja consciência não é pura, conserva por muito mais tempo a impressão da matéria”.

Sócrates (o filósofo) respondia com justeza aos seus amigos que lhe perguntavam como ele queria ser enterrado:

“Enterrai-me como quiserdes, se puderdes...”

Pesquisas e Texto de Ray Pinheiro.

Imagem retirada do site: Telepatia Sonhos Lúcidos e Magia

6 comentários:

  1. Olá Simone Caríssima:

    Feliz fiquei com presença sua em campos meus de girassois,assim como ve-la tornar-se um deles.Embora ateu,agnóstico, entre sinônimos outros,pratico em blog meu a arte de amar, em sua projeção em instancia superior e infinita,a amizade, a solidariedade e o mpacto de dar as mãos e reconhecer que somos tão somente UNO!

    bzuz girassolicos em mãos suas

    viva la vieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Acredito que vai de cada um...existem aqueles que se apegam ao corpo,como quando eram apegados em vida,ai não tem jeito,sentira como se queimando vivo...ou aqueles,que fecham os olhos,e vão embora pq sabem que nada aqui mais tem a fazer ou lhe pertence..esses nada sentem
    Bom domingo
    beijão

    ResponderExcluir
  3. NA ARTE DE VIVER,PESSOA QUERIDA , AUSCULTEI EM VIDA MINHA,A SENSORIEDADE DE E DO PERCEBER!
    TU ÉS LUZ!ESCRIBA DE DIEUX!DELE MENSAGEIRA!
    SUSSURRAS VIDA E PREGAS A UNIDADE!
    VAIS ACABAR ME ILUMINANDO,DAS DELE PALAVRAS ATRAVÉS!

    AMUTE,PESSOA DE DIEUX!

    VIVA A VIDA

    ResponderExcluir
  4. Creio que quando morremos termina tudo, ou seja é o fim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha querida estou a comentar só para dizer o meu obrigado pela tua presença, estou a despachar-me para ir ver o meu marido que foi ontem internado para uma intervenção cirúrgica.
    Beijinhos de luz

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa postagem, mas tenho laços afetivos com a doutrina espírita com quem muito me identifico.

    O texto é bastante elucidativo, nos alerta sobre a cautela que devemos ter para com nossos entes queridos que partiram e que vierem a partir.

    Por mais espíritas que sejamos, o fenômeno morte é sempre difícil de se lhe dar.

    Saudades de você amiga e da convivência por 6 anos no ambiente acadêmico.

    Dia 01/02/2012 nos veremos na colação de grau.

    Grande abraço e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos