29 de mai. de 2012

O PODER DO SILÊNCIO

Pensar antes de reagir é uma das ferramentas mais nobres do ser humano nas relações interpessoais.

Nos primeiros trinta segundos de tensão, cometemos os maiores erros de nossa vida, falamos palavras e temos gestos diante das pessoas que amamos que jamais deveríamos expressar.

Nesse rápido intervalo de tempo, somos controlados pelos pensamentos que são entidades  autônomas que nos levam a atuar contrariando nossa própria vontade, a coerência intelectual, o raciocínio critico, impedindo o acesso de informações que nos subsidiariam a serenidade.

Um médico pode ser muito paciente com as queixas de seus pacientes, mas muitíssimo impaciente com as reclamações de seus filhos.

 Não sabe fazer a oração dos sábios, nos focos de tensão, o silêncio. Pensa antes de reagir diante de estranhos, mas não diante de quem ama.

Se vivermos debaixo da ditadura da resposta, da necessidade compulsiva de reagir quando pressionados, cometeremos erros, alguns muito graves. 

Só o silencio preserva a sabedoria quando somos ameaçados, criticados, injustiçados.

O silêncio não é se agüentar para não explodir, o silêncio é o respeito pela própria inteligência. Cada vez as pessoas estão perdendo o prazer de silenciar, de se interiorizar, refletir, meditar. O dito popular de contar até dez antes de reagir é imaturo, não funciona.

Quem se orgulha de vomitar para fora tudo que pensa, machuca quem mais deveria ser amado. Não conhece a linguagem do autocontrole.

Quem faz a oração dos sábios não é escravo do binômio do bateu-levou. Quem bate no peito e diz que não leva desaforo pra casa, não pensa nas conseqüências de seus atos.

Nesse cardápio precisamos do tempero do silencio para prepara o molho da tolerância. Decepções fazem parte do cardápio das melhores relações.

Ambos são frutos nobres da arte de pensar antes de reagir. Preserva a saúde psíquica, a consciência, a tranqüilidade. Para conviver com maquinas não precisamos de silêncio nem da tolerância, mas com seres humanos elas são fundamentais.

O silêncio e a tolerância são o vinho dos fortes, a reação impulsiva é a embriagues dos fracos. 

A reação instintiva é a arma de quem não pensa. O silencio e a tolerância são as armas de quem pensa.

É muito melhor ser lento no pensar do que rápido em machucar. É preferível conviver com uma pessoa simples, sem cultura acadêmica, mas tolerante, do que com um ser humano de ilibada cultura saturada de radicalismo, egocentrismo, estrelismo.

Sabedoria e tolerância não se aprendem nos bancos de uma escola, mas no traçado da existência. Ninguém é digno de maturidade se não usar suas incoerências para produzi-la. Todo ser humano passa por turbulências na vida. Alguns, falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade.


Alguns milionários quiseram comprar a felicidade com seu dinheiro, alguns políticos quiseram conquistá-la com seu poder, as celebridades quiseram seduzi-la com sua fama. Mas ela não se deixou achar. Balbuciando aos ouvidos de todos, disse: “eu me escondo nas coisas simples e anônimas...”

Todos fecham os seus olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos.

(Desconheço o autor)

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos, ou a retirarmos do blog.

4 comentários:

  1. Voce não tem noção de como este texto me serviu hoje,Simone!
    Que Deus te ilumine sempre por suas iniciativas de confortar através de lindos textos!
    Peço permissão para compartilhar em um dos meus blogs!O pessoal aqui de Santos ama o Toque do anjo!
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  2. Luci amiga, é sempre um prazer receber a sua visita, esse blog também é seu. Compartilhar textos iguais a este, nos faz sentir um semeador de mensagens de amor, paz e esperança... Fique a vontade para compartilhar nossos textos. Abraços fraternos para os amigos de Santos.
    Beijos na alma,

    ResponderExcluir
  3. Maria querida,
    Seja bem vinda ao Toque do Anjo, sinta-se em casa. Muito grata pela visita e comentário.
    beijos na alma,

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos