24 de jul. de 2012

PASSOS PARA O BEM

13 PASSOS  PARA O BEM 


1 - Por mais que lhe falem da tristeza. . .
 Prossiga sorrindo!

2- Por mais que lhe demonstrem rancor. . .
Prossiga perdoando!

3- Por mais que lhe tragam decepções. . .
 Prossiga confiando!

4- Por mais que lhe ameacem de fracasso. . .
Prossiga apostando na vitória!

5- Por mais que lhe apontem erros. . .
 Prossiga com os seus acertos!

6- Por mais que discursem sobre a ingratidão. . .
Prossiga ajudando!

7- Por mais que noticiem a miséria. . .
Prossiga crendo na prosperidade!

8- Por mais que lhe mostrem destruições. . .
Prossiga na construção!

9- Por mais que acenem doenças. . .
Prossiga vibrando saúde!

10- Por mais que exibam ignorância. . .
Prossiga exercitando sua inteligência!

11- Por mais que o assustem com a velhice. . .
Prossiga sentindo-se jovem!

12- Por mais que plantem o mal.. .
Prossiga semeando o bem!

13- Por mais que contem mentiras. . .
Prossiga na sua verdade!

Por mais difícil que lhe pareçam essas 13 tarefas. . .
Prossiga acreditando na capacidade que Deus lhe deu para cumpri-las!

(Desconheço a autoria)

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

23 de jul. de 2012

O Segredo da Felicidade

Uma teoria, chamada “sobrevivência do mais generoso”, diz que foi graças à generosidade que a espécie humana prosperou. O professor Sam Bowles, do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, analisou sociedades antigas e verificou que a generosidade era componente fundamental da sobrevivência das comunidades. 

“Grupos com muitos altruístas tendem a sobreviver”, diz ele.  Isto quer dizer que temos em nós a capacidade de ajudar os outros, principalmente os que nos são próximos, a fim de garantir nossa sobrevivência.

A generosidade nos faz bem de outras maneiras. O professor Stephen Post, autor de Why Good Things Happen to Good People (Por que coisas boas acontecem a pessoas boas), examinou os indícios de que ser grato e generoso faz bem à saúde. Um estudo com 2.016 pessoas de diferentes classes,  verificou que os que ajudavam os outros regularmente tinham mais saúde mental e menos DEPRESSÃO.

Outros estudos constataram que as pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor. “Existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde nas pessoas gratas e generosas”, diz Post.

A emoção mais saudável do ser humano, segundo especialistas em psicologia, não é o amor, mas sim a generosidade e a gratidão. Ser grato, na verdade, aumenta a nossa imunidade: nos torna mais resistente ao estresse e menos suscetível à doenças. 

Pessoas gratas são pessoas felizes. Por outro lado, pessoas ingratas são miseráveis e egoístas porque nada as deixam felizes. Nunca estão satisfeitas; sempre colocam defeito, nada é bom o bastante. 

A generosidade ajuda a regular as emoções, o que causa impacto positivo sobre a saúde e sobre a nossa mente. Se nosso instinto biológico automático do tipo “lutar ou correr” ficar ativo demais por causa do estresse, o sistema cardiovascular é afetado e a imunidade do corpo enfraquece. 

“É difícil ficar zangado, ressentido ou amedrontado quando se demonstra amor altruísta pelos outros”, afirma Post. “A generosidade pode criar uma onda significativa de mudanças à nossa volta.”

Um estudo de 2005 da Universidade Hebraica, em Israel, descobriu um vínculo entre a generosidade e o gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. A pesquisa, publicada em 1991 no livro The Healing Power of Doing Good (O poder curativo de fazer o bem), verificou que as pessoas que tinham atitudes gentis e generosas descreviam ter uma sensação física boa. 

Muitos disseram sentir-se mais cheios de energia, mais calorosos, mais calmos, com mais amor-próprio e auto-estima , fenômeno que ele chama de “a onda de ajudar”.

A generosidade tem outra semelhança com a felicidade: não pode ser comprada. A generosidade, portanto, tem de começar por dentro, é apenas uma questão de opção: é uma atitude que adotamos e que pode fazer diferença na vida dos outros, mas principalmente na nossa vida.

A boa notícia é que é fácil aprender a ser generoso. “Basta praticar mais atos de generosidade do que estamos acostumados, e de forma regular; Quer saber como? 

Por exemplo: Quando temos alguma coisa que não precisamos mais, colocamos a venda. Que tal doar esse utensílio para alguém que tenha menos do que nós? Ou dar de presente a alguém que fará um bom uso, independente de ter menos ou mais do que nós? Tente!!!

Normalmente damos aos outros roupas velhas e que não nos servem mais. Você já pensou em tirar do seu guarda-roupas uma peça bem bonita e “DAR” a aquela pessoa que não pode comprar uma igual?  Veja a expressão de felicidade no rosto dessa pessoa, e sinta o quão é gostoso poder deixar alguém feliz. Experimente!!!!

Há muitas pessoas que sofrem de depressão por egoísmo, desconhecem a terapia da solidariedade. Milhares de pessoas praticam a generosidade, sem receberem nada de material em troca. Ficam satisfeitos em troca de um obrigado ou de um simples sorriso. 

Por que o fazem? Porque se sentem bem em ajudar o próximo, dando sem receber nada em troca, ajudando quem precisa e tendo compaixão por quem necessita mais do que eles. Isso é excelente, vence o egoísmo e satisfaz a alma.

Já viu essas pessoas sofrerem de depressão? Naturalmente, que não têm tempo para pensarem nisso.

O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros. 

Não guarde esse segredo! Passe adiante!


(Desconheço de quem é a autoria desse sábio texto)

Nota: Recebemos essa mensagem em PPS, sem a autoria, por favor, sabendo quem é o autor, favor nos avisar para darmos os merecidos créditos.
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

18 de jul. de 2012

O PONTO NEGRO

Certo dia, um professor chegou à sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria.

O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume. Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha.  Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte:


- Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa.


Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.

Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar:

- Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós. Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vidas.

Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre! A natureza que se renova nos amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos. 

No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro! O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.

Tire os olhos dos pontos negros de sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que o Criador te dá. Tranqüilize-se e seja...  FELIZ

Pense nisso!

(Desconheço a autoria)
Um Ponto Negro? Depende do seu olhar para a vida! Procure as cores da sua vida e suas nuances, observe os pequenos milagres que lhes são presenteados a cada dia, então, sutilmente, repare como a sua vida é cheia de matizes.
Beijos na alma,
Simone Anjos

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog.

12 de jul. de 2012

Namorar depois dos cinquenta

Em nossa idade, depois do meio século, o amor já percorreu estradas, dobrou esquinas e optou em encruzilhadas. Já errou,  já acertou,  já deslizou. Já se arrependeu e, inevitavelmente, o tempo se foi.

Viveu-se o amor, perdeu-se o amor, alguns pelas mãos de Deus, outros pelo enfraquecimento do viver a dois.

Hoje o nosso olhar em direção ao amor continua mais lindo, pois na longa caminhada dos sentimentos, aprendemos a somar, a dividir e a multiplicar, sem chances de diminuir no conhecimento do sentimento do amor.

O amor maduro chega de mansinho e se aloja em nossa vida, sem tempo para acabar. O caminhar a dois é mais sereno, a cumplicidade existe, o carinho é mais espontâneo, não nos inibimos diante do querer. A  sintonia é completa e as lembranças são depositadas no álbum da saudade, que guardamos, de um tempo que não volta mais. 

Namorar na nossa idade é carregar a ternura no olhar. A construção do caminhar a dois é a soma do querer, é o encontro de duas almas aplaudidas por dois corações que dividem a emoção de amar.

O brilho é mais intenso, a vontade de acertar é mais forte. As pequeninas atitudes, os gestos e os detalhes são os alimentos que sustentam este amor.

Viver a dois é a alegria da companhia, do chamego dengoso, dos beijos ainda calientes, dos insinuantes olhares quando o desejo se manifesta e a promessa no olhar de que em todo amanhecer, será o mais belo bom dia entre dois seres que encontraram o amor.

Amar nunca é demais.

Feliz daquele que tem um enorme coração, capaz de amar e acima de tudo saber ser amado.

(Autor desconhecido)

Nunca é demais AMAR.  
Não importa a idade.
Uma homenagem aos corações enamorados de todas as idades.
Beijos na alma,
Simone Anjos

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog.

11 de jul. de 2012

EU COMIGO: AQUI E AGORA

Amar o que eu sou. Todo indivisível que constitui o ser e o acontecer do meu corpo, no espaço e no tempo.

Amar as coisas que eu estou fazendo e o modo como eu as faço. Amar as minhas limitações, como amo as minhas possibilidades... 

E nos meus acertos e erros, amar o projeto que vai se transformando em obra no trabalho da construção de mim mesmo. 

Amar-me como eu estou aqui e agora, vivendo a vida simplesmente, naturalmente, com o ar que eu respiro, o chão que eu piso, as estrelas que eu sonho...

Às vezes, gostar de mim é um desafio, uma prova de fogo que revela  se eu realmente me amo, ou apenas finjo amar-me. Gostar de mim na perda, quando a vida me fecha uma porta, sem nenhum aviso ou explicação. Gostar de mim quando erro, quando fracasso, quando não dou conta, quando não faço bem feito e ainda encontro quem me critique ou zombe de mim por eu ter sido apenas o que sou: 
- limitado, vulnerável, imperfeito, humano.

Gostar de mim no fundo do poço, cabeça a mil, coração a zero, e ainda assim ser capaz de ouvir e respeitar as referências do meu próprio corpo como um amigo fiel, atento e carinhoso.

Eu me relaciono com as outras pessoas do mesmo modo como eu me relaciono comigo. 

Se eu me amo, não sei te odiar...
Se eu me odeio, não sei te amar...
Se eu me desprezo, não sei te respeitar...
Se eu me respeito, não sei te desprezar...
Como eu te aceitar, se eu me rejeito?
Como eu te rejeitar, se eu me aceito?

Celebro no amor a mim mesmo, o nascimento do amor pelo meu próximo!

Texto de Geraldo Eustáquio de Souza

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

10 de jul. de 2012

TEMPO PARA SER FELIZ

Arrume tempo para ser feliz.

É fundamental que você não só repare nas flores, mas tenha tempo para cheirar e apreciar suas cores, e  principalmente, disponha de tempo para oferecê-las a alguém.

Arrume tempo para ter paz.
É fundamental que você ouça uma boa música, mas, é mais importante ainda, deixar que a música limpe a sua alma. Que ela penetre no seu ser e que você viva cada nota.

Arrume tempo para uma viagem.
Pode ser uma viagem curta, ou longa, tudo depende de sua disposição, tempo e dinheiro, mas, o mais importante é ter tempo para ler um livro e viajar com os personagens, onde a emoção puder te levar.

Arrume tempo para organizar-se.
Sonhos parados são como água estagnada, criam bichos e doenças. É fundamental ter tempo para organizar as suas coisas, mas, é fundamental ter um tempo para organizar as suas idéias, seus desejos e reciclar os sonhos.

Arrume tempo para a família. 
É fundamental criar filhos, namorar (sempre em qualquer idade), bater papo com os pais, com os irmãos,                                   com os amigos mais próximos, mas, é muito importante que você não guarde mágoas, por isso, a conversa ainda é a melhor resposta contra as dúvidas, dores e separações.

Arrume tempo para DEUS.
É fundamental contar com Deus. Seja qual for a sua crença, seja qual for a sua religião, sem Deus é impossível ser plenamente feliz. Quanto tempo da sua vida é dedicado a Ele? Quantos minutinhos você dedica à leitura de um salmo, um versículo, uma passagem da Bíblia para meditar e praticar mudanças? Quantas de suas decisões tem a opinião de Deus?

Arrume tempo para o amor.
Ame-se!
Ame muito.
Não se importe com as dores e decepções do amor. Mais infeliz é aquele que ainda não viveu um grande amor. E todo amor é grande quando você o torna importante.

APROVEITE O TEMPO PARA SER FELIZ!

Fonte: www.otimismoemrede.com

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog.

9 de jul. de 2012

S H A L O M

Com o rosto radiante e cheio de felicidade, Um amigo me  saudou afetuosamente Shalom ele me  disse.

Ao perceber  estranhesa em meu rosto me explicou: é uma saudação em hebraico e cada uma de suas letras expressa um sentimento. S H A L O M:

S  = S A Ú D E
= HUMILDADE
A = AMOR 
L = LIBERDADE
O = OBEDIÊNCIA
M = MISERICÓRDIA

Unindo SHALOM em hebraico  significa:  paz, integridade, calma, tranquilidade, saúde, bem estar…

E esse é meu desejo para você!

Agora e sempre: Um intenso, SHALOM. Um imenso SHALOM repleto de amor para que tenha felicidade em  todos  os momentos de sua vida.  

Envia um “SHALOM” agora mesmo aos seus amigos, para que eles sintam neste mundo maravilhoso, que não estão sós e há quem os ama. 

Deus  te abençoe abundantemente hoje, amanhã e sempre!!!
SHALOM

(Desconheço de quem é a autoria do texto)


Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog.

6 de jul. de 2012

Sentimentos: Termômetro da alma

Os sentimentos atuam como termômetro da alma; eles servem para medir a temperatura da  saúde dos nossos corpos: astral, emocional, físico e mental.

Quando sentimos ódio, inveja, raiva, ciúmes ou sentimentos e pensamentos similares, o mostrador acusa que a energia está em baixa, estamos com febre e infelizes, mas, se o marcador mostra os sentimentos em harmonia, belos e saudáveis, então, a saúde do nosso ser está no ponteiro da felicidade, da plenitude e do amor...

Beijos na alma,
Simone Anjos

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos, ou a retirarmos do blog.

3 de jul. de 2012

O essencial

O essencial na vida é ser feliz, a felicidade é tão simples, não precisa de grandes conquistas, acúmulo de dinheiro ou de bens materiais, porque se pode ter tudo isso e muito mais, ainda assim, não se sentir feliz. Seja feliz com o raiar do dia, com ar suave e fresco entrando pelos pulmões, o barulho da risada de uma criança. Seja feliz com uma caminhada apreciando a paisagem, seja feliz com o brilho da lua e suas promessas de amor… Estar vivo, é ser feliz, é o essencial.
Beijos na alma,
Simone Anjos

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

2 de jul. de 2012

SONHAR

Sonhar... Não me refiro apenas ao sonho que vem enquanto dormimos, àquele recurso do inconsciente para refazer energias, para consolar-nos em nossas irrealizações. 

Esse sonho é reconfortador, reconheço-o, e tem sua valia. Se não sonhássemos enquanto dormíssemos, há muito que nossas energias psíquicas e mentais estariam consumidas e viveríamos praticamente em agonia, sob o peso enorme e insuportável de nossas frustrações.

Desejo-te, assim, que tenhas essa espécie de sonho, o transporte ao paraíso e ao impossível enquanto estiveres dormindo. Mas eu quero ir além...Eu quero desejar-te mais: que sonhes de olhos abertos. Esse novo e definitivo tipo de quimera te fará ainda mais bem, que o conduzas em tuas próprias fantasias. 

O importante é que tenhas coragem sadia, o bom senso realista de sonhar.  Sonha, assim, com todas as forças de tua alma, com toda sua capacidade de construir um mundo novo, um mundo ideal em que se concretizem todos os teus anelos.

Sonha! Quem não se atreve a sonhar, não vive, deixa se viver apenas, é frágil barco ao sabor da corrente, é pluma ao sopro do vento. 

Sonha! Nenhum grande construtor deixou de sonhar. Tudo aquilo que existe e grandioso, houve época em que foi firmado nas nuvens e existiu apenas na imaginação fértil de quem teve coragem de ter idéias. O próprio Deus é um sonhador, se vale a comparação antropomórfica. Ele também sonhou com um mundo ideal, em que as criaturas se amassem umas às outras, assim como Ele as amou infinitamente. 

Por isso, sonha. Sonha com alma, coração, espírito e sentimento. 

Quando estiveres prostrado sob o fardo da dor mais amarga e da decepção mais cruel, aí é chegado o momento de recorreres ao sonho. Fantasia, imagina que o mal haverá de passar, que virá o tempo em que os pássaros cantarão novamente,  as estrelas brilharão de novo, as pétalas terão o perfume mais uma vez...

Sonha com a sinceridade, dá realidade à tua fantasia, acredita no teu interior, que a felicidade existe, que aventura acontece,  que o amor vence tudo. Sonha isso com bravura e coragem. Povoa, porém, esse sonho legítimo e belo com ternura, com as tintas de um pintor inspirado e levado pela própria quimera.

Sonha com profundidade, atreve-te a construir uma vida nova, ousa sonhar e fazer castelos de areia  ou de nuvens, o importante é que devaneies, que libertes de tudo que oprime, diminui ou é rasteiro. 

Sonha com grandeza e sem limites. Quem não sonha e vê apenas o aspecto frio, existencial das coisas, vê unicamente o exterior. Somente sonhando é que se pode sentir o calor de um coração,  a vida de um pensamento, a doçura de um afeto. 

Sonhar é viver dentro da alma das coisas e das pessoas. Sonha, assim; busca no sonho, aquilo que te falta e o que gostaria de dar, de transmitir e te sentes incapacitado ou inferiorizado de oferecer. 

Só o sonho não sente a ação corrosiva do tempo.

Por isso, se a vida te pesa dentro da alma, sonha que és jovem, que tens o direito de esperar, de aguardar e de confiar. Quando te doer o fracasso, sonha que a vitória está à frente:  assim não desanimarás  no combate mais rude e não sucumbirás na luta mais cruel.

Sonha que o perdão virá, assim o arrependimento não terá sentido e não será apenas um remorso que nada repara. Sonha que a vida não pára, que a vida continua, assim não temerás o próprio fim,  nem temerás a hora da própria partida... 

Sonha que a alegria coroará tudo, que após a tempestade virá a bonança. Assim os raios trarão luz e não medo e a noite será bem-vinda, pois dentro dela e com ela é mais fácil continuar a sonhar. Pinte a tela de tua fantasia com a cor de cada gota do arco-íris, arremata a sua moldura com a poeira das estrelas. 

Sente que o beijo  tem gosto que não envelhece e a alma tem carinhos que ainda precisam ser inventados para serem entendidos.

Se queres que a realidade não te abata e não te leve ao pesadelo constante de não poderes fantasiar, viva intimamente, mas intensamente, a beleza de não haver limites à tua frente e nem barreiras a teu redor. 

Para isso, abre os olhos e mergulha no infinito...Sonha, sonha tudo aquilo que jamais realizes, mas que a imaginação te trará dentro da música e da poesia...

Sonha hoje  e para sempre, mas sonha!

Texto de Maurício Ponsancini

Nota: Sonhe sempre, o infinito é o limite para sonhar, mas não esqueça do que diz o autor do texto: "o importante é que tenhas coragem sadia, o bom senso realista de sonhar". Beijos na alma. Simone Anjos.
Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos, ou as retirarmos do blog.

Toques Iluminados e Amigos