9 de mar. de 2014

Seja como uma pequena andorinha

 O Vendedor de Sonhos contou uma parábola simples:

"Certa vez houve uma inundação numa imensa floresta. O choro das nuvens que deveriam promover a vida dessa vez anunciou a morte. Os grandes animais bateram em retirada fugindo do afogamento, deixando até os filhos para trás. Devastavam tudo o que estavam à frente. Os animais menores seguiam seus rastros. De repente uma pequena andorinha, toda ensopada, apareceu na contramão procurando a quem salvar.

"As hienas viram a atitude da andorinha e ficaram admiradíssimas. Disseram: Você é louca! O que poderá fazer com este corpo tão frágil? Os abutres bradaram: Utópica! Veja se enxerga a sua pequenez! Por onde a frágil andorinha passava, era ridicularizada. Mas, atenta, procurava alguém que pudesse resgatar. Suas asas batiam fatigadas, quando viu um filhote de beija-flor debatendo-se na água, quase se entregando. Apesar de nunca ter aprendido a mergulhar, ela se atirou na água e com muito esforço pegou o diminuto pássaro pela asa esquerda. E bateu em retirada, carregando o filhote no bico.
Ao retornar, encontrou outras hienas, que não tardaram a declarar: "Maluca! Está querendo ser heroina!" Mas não parou, muito fatigada, só descansou após deixar o pequeno beija-flor em local seguro. Horas depois, encontrou as hienas embaixo de uma sombra. Fitando-as nos olhos, deu a resposta: Só me sinto digna das minhas asas se as utilizar para fazer os outros voarem".

Após uma inspiração profunda e penetrante, o Vendedor de Sonhos prossegue: 

"Há muitas hienas e abutres na sociedade. Não esperem muito dos grandes animais. Esperem deles, sim, incompreensões, rejeições, calúnias e necessidades doentia de poder. Não os chamo para serem grandes heróis, para terem seus feitos descritos nos anais da história, mas para serem pequenas andorinhas que sobrevoam anonimamente a sociedade amando desconhecidos e fazendo por eles o que está ao seu alcance. Sejam dignos das suas asas. É na insignificância que se conquistam os grandes significados, é na pequenez que se realizam os grandes atos".

(Texto extraído do Livro O Vendedor de Sonhos, pgs.92-93, de Augusto Cury)
Imagem pesquisada da web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

2 comentários:

  1. Irineu Fernandes17/3/14

    Como uma das frases no Fim de Tarde envido hoje dia 17/03; " Seja otimista: acredite e aja como se fosse impossível fracassar". Prezada Simone é assim que vejo a determinação dessa andorinha e o bom de tudo isso é que existem muitas andorinhas por esse mundo afora, fazendo o bem sem olhar a quem.
    Um abraço
    Irineu Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Irineu, é isso mesmo, acreditar e agir como se estivesse chegado ao final da corrida vitorioso. Obrigada pela sua visita e carinho.
      Beijos na alma,

      Excluir

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos