15 de jun. de 2014

O Ignorante

O que é Buda? (Desperto) É o ignorante. Ele sabe que é totalmente ignorante. Ele despertou para a própria ignorância.

O que é um iludido? É aquele que está convicto de que sabe das coisas. É aquele que ainda não despertou para o fato de que não sabe nada. Mas se houver a experiência do despertar para a sua ignorância então um iludido se transformará facilmente em um Buda.

Portanto, a distância que separa um Buda e um iludido é mínima. O primeiro é aquele que já despertou para a sua e o segundo é aquele que se considera ainda suficientemente sábio perante a vida.

Um Buda é aquele que está sempre em busca do caminho. É aquele que se considera um eterno aprendiz da vida porque existe um reconhecimento de que é completamente incapaz de conhecer a verdade e assim sempre está à procura do caminho. Por outro lado, um iludido é aquele que não se esforça na busca do caminho e no aprendizado da vida porque seu espírito está possuído de uma natureza estática e sempre estacionado em algum lugar pensando que já possuiu ou adquiriu conhecimento suficiente sobre algo na vida.

A força do Buda está no fato de seu espírito estar determinado na busca contínua do aprendizado e do verdadeiro caminho. Por outro lado, a vulnerabilidade do iludido está nele ser preguiçoso e negligente no buscar porque é condescendente, autossuficiente “sábio”. Em suma a diferença entre os dois é aquele entre o buscador e o negligente.

Um Buda vê a si próprio como um ignorante porque compreende plenamente que não é possuidor de um conhecimento perfeito em que se poderá apoiar como uma âncora. Ele não tem nenhuma ideia fixa sobre algo e muito menos apego às coisas. Se um ignorante acreditar firmemente que é possuidor de conhecimentos estará atado na própria sabedoria. Se o astuto despertar para a realidade da vida de que não sabe absolutamente de nada se tornará um ser plenamente livre no trato com as coisas do mundo. SHUICHI MAIDA (extraído do livro “Quem é o Mau? O Mau e Sua Salvação na Ótica do Budismo Shin”)  Fonte: Sobre  Budismo
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

Um comentário:

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos