6 de mar. de 2009

Simplesmente mulher...


O dia 8 de março foi instituído o Dia Internacional da Mulher em homenagem as conquistas alcançadas pelas mulheres em diversas áreas como: econômica, política e social. Em 8 de março de 1857, um grupo de operárias, das indústrias têxteis e vestuário, iniciou vários protestos denunciando longas jornadas de trabalho, ambiente de trabalho insalubre, bem como baixos salários. A luta das mulheres por respeito aos seus direitos trabalhistas e políticos e sociais, equiparação salarial aos salários recebidos pelos trabalhadores do sexo masculino, exercendo a mesma função, vêm de longas datas.

Sobre o dia 8 de março, há muitas controvérsias, a data que ficou marcada na história como o dia em que trabalhadoras foram trancadas e queimadas pelos patrões, em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, alguns historiadores dizem que esse fato não aconteceu no dia 8 de março de 1857. Aconteceu um acidente, em 25 de março de 1911, ocasião em que morreram 146 pessoas (maioria mulheres) vítimas de um incêndio causado pela falta se segurança e de estrutura precária da fábrica têxtil onde trabalhavam.

Ressaltamos, também, um episódio (entre tantos) que mostra a força que as mulheres possuem, quando unidas. Em 8 de março de 1908, 15 mil mulheres saíram nas ruas de Nova Iorque, dando continuidade aos protestos e reivindicações por condições mais dignas no ambiente de trabalho, melhores salários e direito a voto.

Essas polêmicas de datas e fatos, não tiram o mérito daquelas mulheres guerreiras, precursoras da luta pelo nosso lugar, mais do que digno, dentro da sociedade.

E a luta continua, pois, todos os dias são feitos pelas Anas, Marias, Joanas, Dulces, Terezas e de uma infinidade de seres maravilhosos, chamados “Mulher”.

Mulher...
Ser multifacetado, que diariamente cumpre tantos papéis:
Mãe, irmã, filha, tia, sogra, nora, amante, esposa, companheira, amiga, dona de casa, empresária, executiva, guerreira..
Porém, sem jamais perder a ternura,
Simplesmente por ser Mulher
.

Eis a nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma bela canção imortalizada por John Lennon “Woman”, confiram o vídeo.

Beijos na Alma.

Leia também:A mulher no seu dia internacional


Sites pesquisados:
http://www.piratininga.org.br/publicacoes/mulher-miolo.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher


Vídeo: http://www.youtube.com/

3 comentários:

  1. Tem selinho la pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia Internacional da Mulher amiga.

    Tem presente lá pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/3/09

    Amiga,parabéns pelo seu dia.O 8 de março homenageia 129 operárias têxteis que foram queimadas vivas numa fábrica em Nova Iorque no ano de 1857.Vc que é batalhadora que pensa num mundo melhor,de paz e harmonia,sem preconceito,por uma sociedade democrática e de oportunidades,vai o meu abraço fraterno e que continue sempre vibrando com o cosmo pela paz.Namastê
    Raimundo Leal

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos