22 de mar. de 2010

Atitude Sensível


Tome uma atitude sensível...

A atitude sensível nos posiciona delicadamente no momento presente e nos torna conscientes das ações e dos sentimentos das outras pessoas com todas as suas nuances e implicações. Essa sensibilidade, quando conectada com a Alma, se eleva a uma dimensão mais ampla, de onde podemos descortinar facilmente o que pode estar acontecendo de relevante para o momento presente e resolver conflitos entre o que nos remete ao passado e o que nos lança no futuro. Ser sensível é estar atento à delicada teia etérica que nos une a tudo e a todos através de pensamentos e sentimentos que emitimos.

Sugestões práticas para uma atitude Sensível:

Aquiete diariamente a sua mente, prestando mais atenção aos pensamentos que nela surgem como um observador desapegado.

Fique atento aos seus gestos, à delicadeza e suavidade que você pode imprimir na sua vida.

Procure se relacionar mais conscientemente com os sons e as cores do seu ambiente. Use cores adequadas. Perceba como é o tom da sua voz.

Como você lida com o seu temperamento? O que tem feito com seus pensamentos emocionalizados? Você tem dado atenção à sua criança interior?

(Texto do Livro das Atitudes de Sônia Café, p.p 99-100. Editora Pensamento.)

Imagem: Jovem mulher orando por Petr Kratochvil

17 de mar. de 2010

O que é viver?

Viver é inventar o seu dia. É desconhecer a arrogância.
Exalar pura energia! Fazer poemas de amor.
Devolver sorrisos.

Acreditar que o bem vence o mal, sempre!
Enfeitar o coração com cores!
Conquistar amigos e ser sempre leal e fiel.
Ser amor de coração.
Inspirar justiça.

Viver é correr atrás dos sonhos, da inspiração, dos projetos.
Buscar o entendimento das coisas.
Ser sempre da paz.

Orar em agradecimentos pelas dádivas recebidas.
Buscar o que te faz bem e aos outros também.
Beijar na boca. Amar!
Pintar o mundo com as cores que te der na telha.
Estar sempre jovem. (pelo menos de espírito, acréscimo meu).

Viver é: ser sempre verdadeiro.
É constantemente redescobrir as coisas belas da vida, lembrando que o sorriso é o idioma universal.

Ouvir músicas que acalmem a alma.
Desacelerar e aproveitar o tempo, cada pequeno momento de prazer.
Viver é simplesmente ver a vida com o coração!

(Desconheço a autoria)

Beijos na alma,

Imagem: Free2use.it

15 de mar. de 2010

A Lógica da Reencarnação

Religiao Espírita


“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada conhece”
(H. Jackson Brownk)


Noções Básicas da Lógica

Aristóteles, Filosofo Grego (384-322 A.C), foi o fundador da lógica.

Por que utilizar a Lógica?
É muito comum todos os dias ouvirmos alguém falar que alguma coisa é lógica ou ilógica, porém, pouquíssimas pessoas sabem fazer isso com embasamento. A lógica é a única ferramenta que pode nos orientar em direção à verdade, ou o que há de mais próximo possível dela. Sem lógica, ficamos reféns dos “donos da verdade”, dos dogmas absolutos que não podem jamais ser questionados.

Análise Lógica


1. Deus é Justo?

Resposta: Sim. Todos aqueles que acreditam na existência de um ser criador de todas as coisas, admitem que ELE é perfeito e possui todas as virtudes. Seria ilógico imaginar Deus sujeito às nossas imperfeições. Portanto, se Deus é perfeito, é, acima de tudo, justo.

Obs: Justiça é “a virtude de dar a cada um aquilo que é seu”. (Dicionário Aurélio).

Premissa 1. Deus é justo.

2. Seria justo impor um sofrimento a alguém sem que este tenha merecido tal sofrimento?

Resposta: Não. Tal ação vai de encontro ao próprio conceito de justiça, visto acima.

Premissa 2. Não é justo impor um sofrimento a um inocente.

Conclusão: Deus não pode ser justo e cometer injustiças ao mesmo tempo.

Se existisse apenas uma vida, então Deus estaria impondo a alguns, desde o nascimento, sofrimentos terríveis, sem que os mesmos tenham merecido. Deus estaria, assim, sendo injusto.

Por que algumas pessoas já nascem defeituosas ou doentes e outras não?

Seria justo que Deus fizesse pessoas sofrerem, desde o nascimento, por algo que elas não fizeram, ou pelo que outras pessoas fizeram?

Comentários:

Qual a explicação para as pessoas que nascem defeituosas, paralíticas, doentes ou cegas, enquanto outras nascem perfeitas, saudáveis?

Por que duas crianças nascem: uma é perfeita e a outra paralítica de nascença? Por que uma já nasce com esse sofrimento e a outra não?

Se houvesse apenas uma vida, e tivéssemos como objetivo atingir a chamada “salvação”, por que então algumas nascem com mais condições para atingir esse objetivo do que outros? Uns nascem em famílias estruturadas, que lhes dão educação e bons exemplos de moral e os encaminham para o bem...Outros nascem em famílias desestruturadas, no meio à extrema miséria, sem nenhum tipo de referencial moral, às vezes vítimas já cedo de violência e todos os tipos de mazelas...

Além disso, mesmo enfrentando todas essas adversidades, tais pessoas ainda teriam que ser julgadas, após a morte, e poderiam até mesmo ser condenadas à “pena eterna” pelos erros que cometeram em apenas uma vida?

Quanta desventura, e quanta injustiça!

Além de serem injustiçados pela sociedade, seriam injustiçados pelo próprio Deus!

Como explicar o caso de pessoas que, mesmo tendo sido boas durante toda sua vida, são surpreendidas com doenças terríveis, ou ainda são vítimas de terríveis acidentes. Enquanto outras passam por toda a vida sem conhecer tal infortúnio? Poderíamos alegar azar de uns e sorte de outros?

Se nós fôssemos criados por Deus no momento do nascimento, e não existissem vidas anteriores, qual seria o critério que o Criador usaria para escolher quem seria saudável, perfeito e quem seria deficiente, cego, etc?

A única explicação seria sorte ou azar? Não haveria uma explicação mais coerente? Absurdo!

Imaginemos um pai que tenha dois filhos. A um dá carinho, educação, roupas, alimentação, etc. Ao outro não dá carinho nem educação. Pelo contrário, o trata de forma agressiva, impondo-lhe todo tipo de sofrimento, desde a infância. Tudo isso sem nenhum motivo que justificasse tal tratamento. Seria justo? É claro que não.

Ora, se não é justo que um pai proceda desta maneira, será que Deus, sendo infinitamente sábio, poderia agir assim? Evidentemente que NÃO!

Outros dizem que sofremos devido ao que nossos pais ou antepassados fizeram, ou até mesmo pelo “pecado original” cometido por Adão e Eva. Novamente pergunto:

Teria sentido alguém pagar pelo que outra pessoa fez? Imagine uma pessoa sendo presa porque seu pai cometeu um crime e a polícia não conseguiu prendê-lo. Então o filho que seria inocente, teria que pagar pelo crime do pai.

Seria Deus assim tão injusto? Mais uma vez a resposta é NÃO!

A Resposta Lógica da Reencarnação:

A Doutrina da Reencarnação é a única que oferece uma explicação lógica e um conceito mais justo.

- Deus jamais impõe sofrimentos a quem quer que seja, e ninguém sofre sem merecer.

Objetivo da Reencarnação:

(132) Deus determinou aos espíritos a necessidade de encarnar para alcançarem a perfeição e de colaborarem na criação. (Livro dos Espíritos – Allan Kardeck)

Deus criou Leis sábias e justas que regem a harmonia de todo o Universo. Dentre tais leis, podemos destacar 3 delas:

Lei da Evolução, Lei do Livre- Arbítrio e Lei da Causa e Efeito.

1. Lei da Evolução: Tudo no Universo caminha para evolução. Seja no mundo mineral, vegetal, animal ou espiritual. Então a maior razão de estarmos aqui neste planeta é trabalharmos em prol da evolução do nosso espírito.

2. Lei do Livre- Arbítrio: Deus cria os espíritos “simples e ignorantes”. E dá a todos as mesmas condições iniciais para que atinjam sua evolução. Porém, cada um tem o seu próprio livre arbítrio, ou seja, o poder de escolher quais caminhos deverá seguir. Nem Deus interfere neste direito.

3. Lei de Causa e Efeito: Ao fazermos nossas escolhas na vida, nós recebemos os resultados, positivos ou negativos, das mesmas. Deus não precisa ficar, a cada erro nosso, nos punindo ou a cada acerto nos premiando. Aliás, Deus nunca pune ninguém. Nós mesmos nos punimos, através de ações erradas.

A terra é como uma grande escola, na qual os alunos podem escolher estudar e “passar de ano”ou então não estudar e “repetir de ano”. Cada vida nossa é como um ano letivo. Até que um dia o aluno atinja um tal nível evolutivo em que poderá deixar a escola, indo para escolas mais evoluídas.

Então assim se explica, de forma bastante coerente, a situação de pessoas que já iniciaram a vida sob condições difíceis. Na verdade, elas estão colhendo os frutos de ações erradas cometidas em outras vidas. Porém, Deus, em sua infinita misericórdia, ao invés de condená-las ao “fogo eterno do inferno”, lhes dá sempre uma nova chance.

Vivenciamos agora o resultado de tudo aquilo que fomos em vidas passadas. Aliás, nossa vida atual é a chance que temos para pagarmos qualquer mal que tenhamos feito e reparar os mesmos.

Somente espíritos muito evoluídos, que reencarnam em missão, utilizando o seu livre- arbítrio, vêm até este plano e aqui podem vir a sofrer, porém por sua própria escolha. Para que, através do seus exemplos, possam trazer luz à humanidade, a quem tanto amam.

Nós, ainda imperfeitos, estamos sujeitos à expiação: colhermos hoje o que plantamos ontem em outras vidas e colheremos amanhã o que estivermos plantando hoje. Até que venhamos a atingir um grau de perfeição e pureza espiritual em que não precisaremos mais reencarnar na terra. Continuaremos nossa evolução em planos espirituais mais elevados.

Fonte:Grupo Espírita Allan Kardeck
Imagem:http://www.glimboo.com/imagens_religiao_espirita.php?p=2

8 de mar. de 2010

Mulher

Mulher
Por Antonio Francisco Costa

Tantos já cantaram e decantaram
O nome Mulher...
Fruto maior e semente da vida
Símbolo de amor, coragem e resistência.

Amor pela eterna dedicação, mãe
Coragem de dar a luz
Na resistência da dor pela fé.

Mulher, palavra leve...
Como folhas ao vento...
Mas que tem domínio
Do seu sentido e sua direção
Justamente de Deus,

Para a procriação...
Certeza de perpetuação da vida
À todas elas que se diga:
Doce, amável, querida

Confira outro poema do autor: A Vida é Assim
Imagem:free2use-it.com

5 de mar. de 2010

Um Ser chamado Mulher

                              
Beleza singular, sem igual, beleza da alma.
Espécie multifacetada, que chora quando está alegre, sorri quando o coração está partido.

Diz sim quando na verdade quer dizer não, diz não quando o sim está sufocando o grito quem vem do peito e dilacera o coração.

Mulher, ser plural, doce, afetuosa, brava, não foge a uma boa briga, entra para ganhar, com sua sabedoria, flexibilidade, garra e determinação...

Mulher, ser do equilíbrio, sabe dosar o sorriso meigo, maternal, com as lutas diárias que lhe são impostas para conquistar, igualmente, manter o espaço na vida que é seu por direito.

Mulher, esse ser que veio a terra para iluminar e aquecer muitos corações durante a sua jornada. A mulher não precisa andar a frente, nem atrás do macho do seu espécime; deve andar lado a lado, ombro a ombro, de mãos dadas, somente porque ela consegue ser: sublime, forte, frágil, grande, pequena, profissional de duplas jornadas, “pai” quando e quantas vezes se fizerem necessárias; irmã, tia, amiga, madrinha, filha, avó, companheira, mãe...

Luz... Amor...

Ser inexplicável chamado MULHER.

Eis a homenagem a todas as mulheres neste nosso dia internacional.

Beijos na nossa alma feminina,

Simone Anjos

Imagem: www.dreamstime.com/free-photos

Leia também:
Simplesmente Mulher
A Mulher no seu Dia Internacional

1 de mar. de 2010

Eternidade – Chico Xavier


O que eu tenho não me pertence embora faça parte de mim. Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.

Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem alguma razão. Há muito o que dar e o que receber; experiências boas ou negativas.

É isso, tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que acontece por uma razão precisa. E não se lamente pelo ocorrido, além de não servir de nada reclamar, isso vai lhe vendar os olhos para continuar o seu caminho.


Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início.

Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas.

As nossas expectativas!!!

E sabemos lá quais eram as suas expectativas? Nós tanto nos decepcionamos quanto decepcionamos os outros. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem.

Quando alguém lhe disser que o magoou sem intenção, acredite nela. Vai lhe fazer bem, assim, talvez ela possa entender quando você, sinceramente, disser que “foi sem querer”.

Dê de você mesmo o quanto puder!

Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui.

Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo.

Seja uma Benção!

Deus não vem em pessoa para abençoar. Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão.

Todos nós podemos ser anjos. A eternidade está nas mãos de todos nós.

Viva de maneira que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de encontrá-lo!


(Belo e sábio texto do nosso querido Chico Xavier)


OS IMORTAIS

Imagem: free2use.it


Toques Iluminados e Amigos